Sons e música

“Som”
©Dicionário de língua gestual | SpreadTheSign
“Música”
©Dicionário de língua gestual | SpreadTheSign

Artigo no blog: Musical, language, and reading abilities in early Portuguese readers

Artigo sobre a relação entre as capacidades cognitivo-linguísticas e a discriminação musical. Participaram neste estudo 43 estudantes de língua portuguesa de uma escola primária no Brasil. As crianças completaram uma extensa bateria de avaliações cognitivo-linguísticas. A tarefa musical foi apresentada ao vivo na sala de aula de música, e as crianças foram convidadas a codificar sequências de quatro sons na guitarra. Os resultados mostram uma forte relação entre o desempenho na tarefa musical e uma série de variáveis linguísticas.

Outros artigos:

  • Huss, M., Verney, J. P., Fosker, T., Mead, N., and Goswami, U. (2011). Music, rhythm, rise time perception and developmental dyslexia: perception of musical meter predicts reading and phonology. Cortex 47, 674–689. doi:10.1016/j.cortex.2010.07.010 Pubmed Abstract | Pubmed Full Text | CrossRef Full Text
  • Chobert, J., Francois, C., Velay, J. L., and Besson, M. (2012). Twelve months of active musical training in 8-to 10-year old children enhances the preattentive processing of syllabic duration and voice onset time. Cereb. Cortex 23, 3874–3887. doi:10.1093/cercor/bhs377.Pubmed Abstract | Pubmed Full Text | CrossRef Full Text
  • Moreno, S., Marques, C., Santos, A., San-tos, M., Castro, S. L., and Besson, M. (2009). Musical training influences linguistic abilities in 8-year-old children: more evidence for brain plasticity. Cereb. Cortex 19, 712–723. doi:10.1093/cercor/bhn120 Pubmed Abstract | Pubmed Full Text | CrossRef Full Text
  • Slevc, L. R., and Miyake, A. (2006). Individual differences in second-language proficiency: does musical ability matter? Psychol. Sci. 17, 675–681. doi:10.1111/j.1467-9280.2006.01765. Pubmed Abstract | Pubmed Full Text | CrossRef Full Text
  • Parbery-Clark, A., Tierney, A., Strait, D. L., and Kraus, N. (2012). Musicians have fine-tuned neural distinction of speech syllables. Neuroscience 219, 111–119. doi:10.1016/j.neuroscience.2012.05.042 Pubmed Abstract | Pubmed Full Text | CrossRef Full Text

Post no blog: Alfabeto sonoro.

… a propósito dos estudos que ando a efectuar em Língua Gestual Portuguesa e Braille. Da correspondência: letra – palavra – som – gesto – objecto de tacto e dos universos de conhecimento que tudo isso implica. Podemos, evidentemente, colocar o nosso nome, frases, siglas etc. E depois visualizar ou descarregar um ficheiro midi ou imprimir a página em PDF ou em papel (sejam verdes, não o façam!). Acreditem, é fascinante!